terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Faetec lança mais de 9 mil vagas em cursos profissionalizantes em Duque de Caxias

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, anunciaram, junto com o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera, na manhã dessa segunda-feira (9/1), no Palácio Guanabara, a maior oferta de vagas para a qualificação de mão de obra já realizada pela Fundação. As 112.090 vagas são para cursos em Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) e outras unidades da Rede. Desse total nada menos do que 9.079 vagas são em Duque de Caxias.
 O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, enfatizou que não faltará mão-de-obra qualificada no estado. E citou um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de que todas as vagas identificadas têm cobertura de cursos da Faetec.  - Cerca de 60% da população fluminense empregada passou por algum tipo de qualificação e isso mostra a importância do nosso trabalho. Hoje, no estado, há 3,7 milhões de pessoas entre 16 e 30 anos, sendo que 500 mil têm nível superior e outras 700 mil já estão empregadas. Com a oferta de 280 mil vagas de ensino profissionalizante, a média é de uma pessoa especializada a cada 10. Posso garantir que, no fim de 2014, a expressão apagão de mão-de-obra não vai existir no estado – calculou Cardoso.

As inscrições, que acontecem somente pela internet, no site www.faetec.rj.gov.br/sca, começam nessa terça-feira (10/1) e seguem até o dia 30 desse mês. O sorteio das vagas para os inscritos acontece no dia 31 e a lista dos sorteados será disponibilizada no site da instituição no dia seguinte, dia 1º de fevereiro. A matrícula acontece do dia 1º ao dia 17. O início das aulas está previsto para o dia 27 de fevereiro. Quem não tem acesso à internet pode procurar uma unidade da Faetec Digital, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Monitores e funcionários irão auxiliar em todo o processo. É necessário estar com o CPF (do próprio candidato) e com o comprovante de residência para confirmar o CEP e efetivar a inscrição.

Das vagas oferecidas para Caxias, 3.930 são para os CVTs de Parque Muisa, Saracuruna, Olavo Bilac, Itatiaia e Santa Cruz da Serra; 1.850 para o Cetep Caxias, 1.639 no Cetep Xerém e 1.660 na ETE Imbariê. Essas vagas são nas áreas de Solda, Moda, Construção Civil, Automação Industrial, Polímeros, Beleza, Alimentação, Comercial, Informática e Idiomas.

Outras informações podem ser solicitadas na Central de Informações da Rede, nos números: 2332 4083 e 2332 4085, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.














Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...