segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Culturando - o ano dos centenários


Mais uma edição do Jornal de Caxias, foi para as ruas nessa semana. Para quem não pode ler o jornal, reproduzo abaixo minha coluna.

CULTURANDO
O ano de 2012 começou, com o fim do mundo previsto pelos Maias, que estão sendo divulgadas pela internet para o dia 21 de dezembro.  Além desse importante evento, caso aconteça, 2012 marca também o centenário de figuras emblemáticas para a nossa cultura como: Adoniran Barbosa, Herivelto Martins, Jorge Amado, Mazzaropi, Nelson Rodrigues e Luiz Gonzaga.O Rei do Baião, tem uma referência direta com nossa cidade, além de termos uma forte presença da colônia nordestina em Caxias, parte de sua família reside até hoje em Santa Cruz da Serra. 


Deve ter ocorrido alguma conspiração astral para que toda essa constelação tenha nascido em 1912. O ano de 2012, promete ser farto para a indústria cultural e de comunicação com seus inúmeros produtos comerciais chegando nas prateleiras. Já vislumbro as inúmeras séries e especiais televisos, filmes, etc... O bom disso tudo é que podemos conhecer um pouco mais de nossa cultura e aprender um pouco mais com personalidades tão interessantes.

Outro evento muito marcante para a arte brasileira, que completa 90 anos, foi a Semana de Arte Moderna que ocorreu em 1922, na cidade de São Paulo, com uma série de exposições e expressões artísticas que deram uma nova cara a cultura brasileira.

As referências estão aí para que essa novíssima geração, criada nas redes sociais busquem um pouco mais de informações dessa turma, que ajudou na formação contemporânea do nosso povo.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...