sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dia do Meio Ambiente terá exposição e show em shopping

Com exposição de produtos da zona rural, show de forró e exibição do filme “Lixo Extraordinário”, de graça para convidados, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias vai comemorar nos dias 5 e 6 de junho, no Caxias Shopping (Rodovia Washington Luiz nº 2895), o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, que pelo terceiro ano consecutivo é realizado em parceria com o shopping, pretende atrair a atenção dos frequentadores sobre a preservação do meio ambiente e mostrar o que é produzido no município.

O evento será aberto às 12h do dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (estabelecido em 1972 pela Assembléia Geral das Nações Unidas - ONU), com a exposição de alimentos e frutas produzidas na região rural, laticínio, mel e doces, além de peixes e flores ornamentais. As bancas de exposição serão montadas pela empresa caxiense EcoWood que produz madeira plástica através da transformação de matérias-primas reaproveitáveis e materiais recicláveis.

A partir das 18h, o cantor e compositor sergipano Sergival vai animar os frequentadores do shopping com show de músicas nordestinas e em defesas do meio ambiente. A apresentação faz parte das comemorações de um ano do programa “Puxa o Fole”, que vai ao ar aos domingos, às 11h, na Rádio Nacional.

Na segunda-feira, 6 de junho, às 9h30, será exibido para convidados o filme “Lixo Extraordinário” que mostra o dia-a-dia de quem sobrevive catando material reciclável em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no bairro Jardim Gramacho. O filme foi indicado para o Oscar de melhor documentário. 

Vencedor de prêmios nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme que acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz, foi dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley. Em seguida, haverá debate com a participação do secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, do presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião, e cooperativados.

Shopping tem Estação de Tratamento 

Inaugurado em 2008, o Caxias Shopping conta com uma Estação de Tratamento de Resíduos, que recicla água para reutilização das descargas dos banheiros e para regar o jardim. Também é feita a separação de papelão, garrafas pet, papéis-toalha e latinhas, encaminhados para reciclagem. O óleo de cozinha utilizado nas lojas da Praça de Alimentação é entregue às empresas de transformação. O lixo orgânico é transformado em adubo por uma usina localizada no município.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...