segunda-feira, 20 de junho de 2011

Procissão de Corpus Christi em Nilópolis

A tradição dos tapetes de Corpus Christi em Nilópolis é uma experiência muito rica, de adjetivos variados, e impregnada de muita simbologia. A beleza impressa no chão nilopolitano é apenas um reflexo de um contexto muito maior.

Preocupada em valorizar este grandioso evento, a Secretaria de Cultura foi a campo recolher informações sobre esta tradição que em Nilópolis se iniciou por volta de 1980 na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Centro do município, por iniciativa do frei Piaia. "Podemos perceber a devoção das pessoas por um ideal de amor, paz e fé, bem como a enorme demonstração de zelo e dedicação por parte de toda a comunidade católica. Fomos informados de que parte do material usado na confecção dos tapetes, como borra de café, casca de ovo e tampinha de garrafas são armazenados nas casas dos fiéis durante todo o ano que precede a data dessa solenidade", disse o secretário de Cultura, Augusto Vargas.

Também serão utilizados na confecção dos tapetes placas de isopor, flores feitas de papel fino, emborrachado picado, sal grosso tingido, papel laminado, gliter e cartolina. Algumas paróquias irão iniciar o movimento antes mesmo do sol nascer, preparando o tingimento do sal e da serragem, para que aproximadamente às cinco horas da manhã, verdadeiras montanhas desses materiais, já coloridos, sirvam de elemento artístico para compor os tapetes de Corpus Christi.

Nas Igrejas participantes, grupos de fiéis irão organizar a marcação do chão e a separação dos temas, acompanhados pelos párocos. Essas igrejas, possuem molduras vazadas, feitas de madeira, que moldam o contorno dos tapetes que são marcados com giz e pedras de gesso.

Em algumas paróquias grupos de mulheres irão preparar a refeição que será partilhada com alegria com todos aqueles que assim desejarem, para que, bem alimentados possam continuar o trabalho. Outro ponto interessante é o envolvimento de pessoas não pertencentes à comunidade católica. Pessoas de religiões variadas também participam, alguns vêm fotografar, outros apenas apreciar a arte, trazendo companheiros e filhos, outros ficam nos bares comentando e analisando os quadros mais belos. “A minha igreja não faz esses tapetes, e por ver que meus irmãos católicos precisavam de ajuda, eu sempre ajudo”, contou uma criança, membro de uma igreja evangélica.

Outro detalhe que chama a atenção neste evento, é o fato de alguns moradores montarem em suas calçadas pequenas bancadas com sucos, bolos e sanduíches para alimentar os que trabalham nos tapetes, demonstrando virtude que conduz ao amor a Deus e ao nosso semelhante. Sem sombra de dúvidas a Festa de Corpus Christi em Nilópolis, com seus maravilhosos tapetes, merecem lugar de destaque em todo o Brasil, não somente por sua beleza artística, mais também por sua significação social, cultural e religiosa.

Confira onde serão montados os tapetes no município

A Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida vai montar seu tapete na Avenida Mirandela, no trecho entre a Praça Benedito Vaz Vieira, no bairro Nossa Senhora de Fátima, e a Rua Pracinha Wallace Paes Leme, no Centro.

Na igreja de Nossa Senhora da Conceição, o tapete será montado na Rua Roberto da Silveira, entre o Viaduto e a Praça Prefeito Miguel Abrão, no Centro.

A Santíssima Trindade usará a Avenida Nilo Peçanha, em Olinda.
Na Igreja de São Sebastião, o tapete será montado na Rua Joaquim Máximo Soares, entre as ruas Elizeu de Alvarenga e Getúlio Vargas, em Olinda.

O trânsito nessas ruas será bloqueado a partir das 6h do dia 23 e só será liberado após o fim dos festejos. O município já se tornou conhecido na região pela demonstração de fé que envolve a população com a confecção dos tapetes.

Além da Secretaria de Cultura, a Prefeitura de Nilópolis dará apoio as igrejas através da Secretaria de Serviços Públicos, que fará a limpeza das vias após o encerramento das procissões; Secretaria de Transportes que irá providenciar a interdição das ruas e o desvio dos veículos e a Secretaria de Segurança Pública com agentes que irão colaborar com a segurança dos eventos. Em todas as igrejas serão realizadas missas e procissões com previsão de início para as 16h.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...