Com a cena musical da Baixada Fluminense a todo vapor, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro terá a terceira edição do Espaço do Rock , evento que agitará Nova Iguaçu entre os dias 27 e 31 de Julho. Com realização da Seis Cabeça Produções, o evento contará com exposição fotográfica, mostra de filmes e apresentação de vinte e quatro bandas alternativas.
Não, o nome da produtora não está errado. "Se escreve no singular, para ter a definição de monstro, é um coletivo onde todos têm a mesma cabeça." conta Yuri Chamusca, agitador cultural do grupo. A Seis Cabeça produções é um grupo de produtores culturais que teve início no ano de 2007, em Nova Iguaçu, quando Chamusca trabalhava no Espaço Cultural com Thaís Santos, Leonardo Bazílio e Marcelo Farias. A proposta inicial era fazer um show da banda do Farias, no decorrer da produção, eis que surge a grande idéia: A de fazer um Festival. Já que fazer um show o grupo teria muitos gastos. Mesmo com tantas dificuldades para lançar um Festival na cidade, o grupo se uniu e levou o projeto adiante.
A primeira edição do Festival ocorreu em Outubro de 2007, sem nenhum tipo de recurso para que o evento acontecesse, os próprios organizadores tiveram que investir para o a realização da 1º edição, que mesmo com dificuldades, não deixou de ser um sucesso.
Esse ano, a Seis Cabeça Produções conseguiu apoio da Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro para realização do evento e a expectativa dos organizadores é que essa seja uma das melhores edições. "Essa é sempre a nossa esperança, de que uma edição supere a outra. Esperamos dar mais conforto aos músicos" declara Chamusca.
"Em 2007 não existia uma mobilização muito grande na Baixada para os músicos, tinha a passarela do Rock em Mesquita que até era um espaço muito bom, mas tinha uma série de problemas que não deixavam acontecer.” Confessa Chamusca ao lembrar das dificuldades que enfrentou durante sua militância no mundo do Rock Alternativo.
Apesar de tantos problemas, ele entende que muitos músicos daqui estavam saindo da sua região para tocar fora, por isso essa ideia de fazer o Festival aqui, para que as bandas locais tenham oportunidade na região. “O ponto de partida foi esse: Possibilitar que a cena independente que estava acontecendo aqui, tivesse um repertório maior. Fico realizado em saber que hoje o Espaço do Rock é mais um dentro dessa galera que faz a cena" Conclui Chamusca . O objetivo, explica ele, é também trazer bandas novas, que nunca tocaram no Espaço do Rock, para que o evento não seja algo repetitivo.
Giordana Moreira, também integrante da Seis cabeça Produções, acredita que a cena musical está muito mais diversificada e que as bandas estão mais preparadas para entrar em um circuito regional. “O Espaço do Rock está cumprindo sua missão no exato momento que coloca essas bandas para tocar aqui. Entre essas bandas estão as mais conhecidas como: Cretina, Gente Estranha no Jardim, O Confronto e o Lê Almeida que é um dos maiores Produtores Musicais da Baixada com selo próprio o Transfusão Noise Records. “ Conta Giordana.
Esse ano o evento terá novidades como o VJ Paulo China, que trará uma projeção para o Espaço do Rock. O mesmo irá cenografar o Festival que é um trabalho novo aqui na Baixada, o Projeto Let's Pense que é de autoria da própria organizadora vai dar oficinas de Fanzine de Rock'n'roll e que também fala sobre Educação não sexista. Tendo como parceria também o Cineclube Ankito, que apresentará curtas nos dias 27, 28 e 31.
A ideia principal é que as bandas da Baixada tenham uma estrutura para terem visibilidade, afinal, o que não falta por aqui é talento.
Programação
27/07 – os shows começam às 19 horas com as bandas Ladrão, Digital Dubs, e Cais.
28/07 – Deus Castiga, Crime Passional e Confronto.
29/07 – Cretina, Cartinália – uma banda formada só por mulheres – e o Lê Almeida.
30/07 – Mazé, Letto, Nohau, Milhouse, Cordel Eletrônico, Destemido Wallace, Steomob, Old Wisdom, Gente Estranha no jardim, Homem Lixo, Plastic Fire e A Cidade de Duque de Caxias.
31/07 – Beach Comber ’s, Clube Solitário do Éden e El Efecto.
Programação completa está disponível no site www.espacodorock.com
Programação completa está disponível no site www.espacodorock.com
Fonte: www.culturani.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário