quarta-feira, 20 de julho de 2011

Rock in São João de Meriti

Com deboche e poesia, Mostra Som Daqui - É Rock! apresenta bandas da Baixada com entrada franca


Mostra Som Daqui, é Rock!, apresenta ao público da Baixada Fluminense ito bandas novas da região que unem estilos e performances irreverentes a composições e arranjos autorais. Nas próximas quinta e sexta-feira (21 e 22/7), eles estarão reunidos no Sesc São João de Meriti para tocar o bom e “novo” rock n’ roll, com roupagens de jazz, funk, muitas distorções de guitarras, estéticas lo-fi misturadas a referências do pop, do blues e progressivo. O evento é uma realização do Sesc Rio e idealização da Terreiro de Ideias: Arte, Comunicação, Cultura, produtora cultural de Duque de Caxias voltada para ações de vários coletivos independentes da região.

Mostra Som Daqui é um retrato das produções culturais peculiares realizadas nos dias atuais na Baixada, que têm como forte característica o “façamos por nós mesmos”, a produção coletiva e descentralizada. Criando seu próprio repertório e circuito culturais, as bandas A Cidade de Duque de Caxias, Andrade e a Torre, Arsenal Pacífico, Cretina, Encontro com Rama, Gente Estranha no Jardim, Tape Rec e The Fíceis são conhecidas no universo underground da Baixada Fluminense, da cidade do Rio de Janeiro e algumas já conquistaram plateias no Nordeste e no Sul do Brasil, apresentando-se em motoclubes, cineclubes, festas alternativas, mostras de música, festivais, entre outros eventos da noite independente.

As bandas selecionadas têm grandes influências dos anos 60, 70 e 80, com músicas de timbres e letras psicodélicas, o que empresta à Mostra o tom roqueiro e debochado de um estilo que tem muitos adeptos na Baixada Fluminense, cujas linguagens dialogam com a poesia, a literatura, o teatro.
Iuri Andrade, idealizador e vocalista de Andrade e a Torre, afirma ser apaixonado por Caetano Veloso, Os Mutantes, Tom Zé, Lenine, Alceu Valença, entre muitos outros artistas que “foram fundamentais na hora de criarmos a nossa sonoridade”, marca registrada do grupo. Guitarras, slides, violões, cavacos, gaitas, escaletas, teclados, bateria, tambores, pandeiro, baixo, percussão de sucata, assobios, chocalhos, jarros indianos, palmas e lixas de unha, são alguns dos elementos que formam toda essa mistura.

A banda Tape Rec, lançada em 2004 através do Selo Transfusão Noise Records, participa da Mostra Som Daqui tocando músicas de seu EP que apresentam influências que vão de Velvet Underground ao Jesus and Mary Chain passando por My Bloody Valentine, Dinosaur Jr, Pavement, Guided By Voices, Sonic Youth, entre outros. Um de seus integrantes, o guitarrista e vocalista Lê Almeida, é uma referência na cena do rock independente do Rio e, claro, da Baixada Fluminense por ser o fundador do Selo Transfusão Noise Records, ter uma carreira solo de respeito, além de tocar em diferentes bandas e dirigir diferentes produções musicais.

 Para Dani Francisco, uma das idealizadoras do evento e produtora da Terreiro de Ideias, a Mostra tem como principal objetivo divulgar trabalhos artísticos de grandes coletivos:

- Essa mostra de rock vem coroar a música de qualidade que a Baixada Fluminense produz. A entrada é franca e o público poderá se divertir nos dois dias de evento ao som de muita música, irreverência e poesia. Os grupos buscam novas texturas musicais, e no final das contas, é essa inovação e ousadia que valem à pena assistir e, claro, se divertir!, enfatiza.


Outras informações através dos telefones 2772.6136 / 7885.4316



Serviço

Sesc São João de Meriti
Avenida Automóvel Clube, 66, Centro – São João de Meriti

Dias 21 e 22/7, quinta e sexta-feira, das 19h às 22h
Entrada Franca

Realização: Sesc Rio

Produção: Terreiro de Ideias: Arte, Comunicação, Cultura

Apoios: Gráfica Impresso Cmyk * Panela de Minas Restaurante e Pizzaria * Thissalea Padaria e Confeitaria








Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...