quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mestres artesões de Duque de Caxias vão ensinar o seus oficios

 Com o propósito de despertar as atenções do povo para as oportunidades de trabalho e renda que o Artesanato oferece e orientar desempregados, os artesãos de Duque de Caxias vão promover gratuitamente, como voluntários, a iniciação de todo e qualquer interessado nos ofícios artesanais.
A iniciativa - denominada Projeto Vamos Fuxicar? - nasceu de uma articulação da Associarte -  entidade associativa sem fins lucrativos por eles organizada para defesa dos seus interesses e manutenção e resgate das expressões da cultura popular caxiense – com o Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural caxiense, dirigido pela professora Gladis Braga Figueira, e vai de 1 de agosto a 31 de novembro, sempre às segundas-feiras, das 9h às 17h.
 O Projeto “Vamos Fuxicar?” reúne cerca de 30 mestres-artesãos voluntários que estarão no coração da cidade, a Praça Governador Roberto Silveira, instalados em tendas para fazer a iniciação de todo e qualquer interessado nas principais técnicas artesanais. Segundo o Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Caxias, que há 15 anos coordena e fiscaliza a Feira de Artes e Artesanato da Praça Governador Roberto Silveira, o projeto é executado pelo sistema de voluntariado, com recursos próprios e em parceria com entidades públicas e privadas, sem ônus para os cofres municipais, sendo fruto do espírito de solidariedade dos artesãos, em retribuição à aceitação que seus trabalhos têm recebido em todo o Estado do Rio.
           

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...