segunda-feira, 18 de julho de 2011

Museu Ciência e Vida de Duque de Caxias inaugura duas exposições

Museu Ciência e Vida de Duque de Caxias inaugura nessa semana duas exposições: Moluscos: jóias do mar e Imagens do Céu Ontem e Hoje.
Saiba mais sobre as exposições.
Moluscos: jóias do mar

A partir do dia 21 de julho, o Museu Ciência e Vida exibe toda a exuberância de um dos maiores grupos em biodiversidade do mundo. A mostra sobre moluscos retrata entre outras coisas, a composição estrutural, as diferentes cores e formas e a função da membrana em calcário para algumas espécies.

Historicamente, os moluscos sempre despertaram o fascínio do homem. Muitos moluscos são usados como alimento, matéria-prima para a indústria ou simplesmente objetos de adorno. Não por acaso, a mostra recebe o nome de jóias do mar. Alguns exemplares chegam parecer verdadeiros artefatos preciosos.

Os moluscos ocupam quase todos os ambientes marinhos. Mas engana-se quem pensa que o grupo só habita o fundo do mar. Eles também podem ser encontrados em água doce ou mesmo em ambientes terrestres. Mas isso é só um pequeno detalhe perto do conteúdo disponibilizado ao público que for visitar o museu.

O intuito da mostra é alertar sobre a importância desses animais para o meio ambiente e como o visitante pode colaborar com a preservação da espécie. Os modelos em exposição são do acervo do Museu de Zoologia da USP e também de colecionadores brasileiros. Ficou curioso?! Então venha conhecer mais de perto essas figuras milenares que tanto encantam o homem!

A partir de 21 de julho
Terça a sábado, de 10:00 às 17:00*
Domingos e feriados, de 13:00 às 17:00.
Classificação livre

Imagens do Céu Ontem e Hoje

Imagina só conhecer o céu a partir das estrelas da Bandeira do Brasil. Na exposição Imagens do Céu Ontem e Hoje, que entra em cartaz no dia 21 de julho, o visitante entenderá sob quais circunstâncias foi criado o céu que compõe o nosso estandarte. Você sabia que no azul da bandeira aparecem nove constelações?  E é a partir delas que vamos dar início a uma viagem pelo universo. 
 
A mostra, que recebe a assinatura do Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast, é apresentada em 4 módulos: O Universo, A Espectroscopia, Os Telescópios e O Céu. O diferencial está no volume de recursos interativos. Cada módulo possui além do conteúdo textual; experimentos, jogos, filmes, animações e modelagem de fenômenos. Além de imagens, esquemas e curiosidades que tornam o conhecimento uma atividade muito mais interessante.

Ainda dividindo o mesmo ambiente expositivo, vídeos do Ver Ciência englobando temas da astronomia. O público também terá a oportunidade de ver mais de perto amostras de diversos meteoritos. A maior peça, o meteorito Uruaçu, chega a pesar aproximadamente 25 quilos. O material vem do acervo do Museu Nacional/UFRJ. Outro destaque é o interativo Passeio na Lua. Num ambiente inteiramente às escuras, o visitante irá caminhar pela instalação sentindo o solo irregular e, com um capacete, terá a sensação de estar sob a imensidão lunar. Um passeio irresistível e possível no Museu Ciência e Vida.

Imagens do Céu Ontem e Hoje
A partir de 21 de Julho
Terça a sábado, de 10:00 às 17:00*
Domingos e feriados, de 13:00 às 17:00.
Para visitação mediada**
Classificação livre
Entrada Franca
* A partir de 02 de agosto - Terça a sábado, de 09:00 às 17:00
** Para escolas e grupos (a partir de 15 integrantes)
De terça a sexta
Somente com agendamento. Contato: 2671-7797
Capacidade: 52
Duração máxima: 1 hora

 








Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...