quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fayga Revisitada

O Projeto ESPAÇO VIVO, desde a sua criação, foi pensado para se tornar uma local democrático na contemplação das artes. Trata-se da ocupação artística dos arcos que compõem o espaço arquitetônico do SESC Duque de Caxias. Os arcos tornam-se, assim, um local dinâmico e de construção artística coletiva, retratando periodicamente diversas expressões das mais variadas vertentes das artes visuais. A arte ao ar livre, sem barreiras, exposta ao alcance de todos.
Para edição de 2010 o projeto prestará uma homenagem à grande Dama da Gravura Brasileira, Fayga Ostrower, com a releitura das obras da artista plástica por sete talentosos e atuantes grafiteiros.
A escolha de Fayga se dá por toda a sua representatividade como artista e também por sua relação de proximidade com a região da Baixada Fluminense.
Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora, Fayga Ostrower realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Seus trabalhos se encontram nos principais museus brasileiros, da Europa e das Américas. Recebeu numerosos prêmios, entre os quais o Prêmio Nacional de Gravura na IV Bienal de São Paulo (1957) e o Grande Prêmio Internacional de Gravura na XXIX Bienal de Veneza (1958).
É com grande emoção que o SESC Duque de Caxias apresenta a exposição Fayga Revisitada, 7 grafiteiros 7 releituras, como parte dos eventos comemorativos em torno dos 90 anos de nascimento da artista.
Este encontro único, disponibiliza para o público o diálogo de uma nova geração de artistas, aqui retratados pela arte do graffiti, inspirados pela artista que com entusiasmo e persistência abraçou a cauda de que a arte era acessível a todos , e como tal, deveria ser popularizada.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...