terça-feira, 19 de abril de 2011

“1ª Mostra Técnico-Pedagógica” do CVT Mesquita recebe centenas de visitantes

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Mesquita, voltado para formação de mão de obra profissional na área da construção civil, realizou na última sexta-feira (25/04), sua 1ª Mostra Técnico-Pedagógica, um evento com o objetivo de apresentar os trabalhos e projetos dos alunos dos cursos da escola.
O evento, gratuito e aberto ao público, também serviu para aproximar o CVT da comunidade, permitindo que as pessoas conheçam mais de perto as oportunidades oferecidas e o trabalho desenvolvido na unidade.
 Entre os trabalhos apresentados estava o projeto desenvolvidos por um grupo de alunos do curso de técnico em edificações oferecido no CVT. Dele participaram sete alunos: Marcelo Reis, Felipe da Silva, Alison Freitas, Mauro Rodrigues, Roberts Monteiro, Joseíno de Aguiar e Thaís Felix, que apresentou um sistema de tratamento de água de chuva e de efluentes sanitários de com o objetivo de economizar no consumo da água tratada recebida pelas residências.
A professora Vera Lucia Roque, orientadora educacional do CVT, fala mais sobre a importância do evento para a formação dos alunos.
– Esse foi proposto à coordenação da unidade em março e logo que recebemos o sinal verde os alunos começaram a desenvolver seus trabalhos. O foco é mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos de cada curso. Posso dizer que os 250 alunos do CVT se envolveram muito com a apresentação de seus trabalhos, abraçando mesmo a idéia do evento. Essa é uma atitude muito importante para a formação de profissionais qualificados e dedicados ao seu trabalho. Um ponto que pode fazer toda a diferença na vida profissional deles –, afirmou.
A idéia é que o evento aconteça duas vezes por ano. A mostra também contou a apresentação de cinco palestras sobre os seguintes temas: Reciclagem e empreendedorismo nos catadores, Uso de rochas ornamentais em diversos tipos de edificações, Primeiros socorros no canteiro de obras, Acidentes de trabalho pelo olhar da legislação e Empreendedorismo.
Também participaram da exposição a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae) e o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) do Rio de Janeiro. O CVT Nova Iguaçu, o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Nilópolis e a Escola Técnica Estadual (ETE) João Luiz do Nascimento também levaram turmas para apresentar trabalhos.
O CVT Mesquita oferece cursos de: armador, apontador de obras, encanador-bombeiro hidráulico, carpinteiro de formas, eletricista predial, ladrilheiro, pedreiro, informática básica e o técnico subseqüente em edificações. A escola está com inscrições abertas para diversos cursos até o próximo dia 27 de abril. Os interessados devem se dirigir à escola para obter mais informações. O endereço é: Av. Getúlio de Moura, nº 1.282, em Edson Passos – Mesquita.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...