terça-feira, 26 de abril de 2011

Duque de Caxias vira capital da dança por uma semana

Será aberto oficialmente nesta terça-feira (26) o 1° Festival Nacional de Dança de Duque de Caxias, que acontecerá até o dia 30 no Teatro Municipal Raul Cortez, sob patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e organizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) e pela Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias. Trinta e quatro grupos foram selecionados e o evento vai abranger sete segmentos: Balé Clássico, Repertório Livre, Jazz, Moderno, Contemporâneo, Dança de Rua e Folclore. O Festival contará também contará com workshops gratuitos. A entrada para as apresentações é franca e as senhas para acesso ao teatro deverão ser retiradas com meia hora de antecedência no local.A abertura oficial será às 19h, pelo prefeito José Camilo Zito e o Secretário de Cultura e Turismo Gutemberg Cardoso.
O Festival vai premiar a Melhor Bailarina, Melhor Bailarino e Melhor Coreógrafo (R$ 1 mil para cada um) e ainda o Melhor Grupo (R$1,5 mil). Todos os competidores receberão certificados de participação e os premiados, do 1° ao 3° lugar, vão receber troféus em cada um das modalidades e categorias. O corpo de jurados será formado por Denise Acquarone, Éverton Mesquita, Lourdes Braga, Kátia Bezerra, Michell Baes, Tereza Petsold e Washington Cardoso. As apresentações serão sempre às 19h, com entrada franca, devendo as senhas serem retiradas meia hora antes no Teatro, para garantir cadeira.
A PROGRAMAÇÃO
Dia 26 - 19h, Teatro Municipal Raul Cortez: Abertura oficial, com a participação da Escola de Dança Adriana Miranda, apresentando a coreografia “Momentos”, de Iran Miranda, e com a performance do Grupo de Dança Elementos.
Dia 27 - 19h, Teatro Municipal Raul Cortez: Abertura com o Grupo Dançar Castelo Branco, com direção de Daniela Marcondes. Noite competitiva - Jazz-Moderno-Contemporâneo: MA Studio de Dança, Viver para Dançar, Balleto Escola de Dança, Instituto de Dança Priscila Ferraz, Movimenthus Cia de Dança, Núcleo de Arte e Dança Rejane Fatá, Cia de Dança Mover, Atitude Dance Company, Cia de Dança Viviane Morais, Recicle e Dance, Grupo Ritmus (Academia Andrezza Cruz), Studio de Dança Valéria Brito, Studio de Dança Simone Rocha, Academia Luciana Bessa, Projeto Etrês, Grupo de Dança Grazi Di Castro, Grupo Soul in Rua, STA Grupo de Dança, Cia de dois, Academia Alledance e Cia de Dança Harmony;
Dia 28 - 19h, Teatro Municipal Raul Cortez: Abertura com a Cia de Ballet do Rio de Janeiro, direção de Alice Arja. Noite competitiva - Ballet Clássico Livre e Ballet Clássico de Repertório: MA Studio de Dança, Viver para Dançar, Balleto Escola de Dança, Instituto de Dança Priscila Ferraz, Núcleo de Arte e Dança Rejane Fatá, Recicle e Dance, Studio Talento e Arte Escola de Dança, STA Grupo de Dança, Ana Carolina Paz dos Santos e Oxy Rio Ballet;
Dia 29 - 19h, Teatro Municipal Raul Cortez: Abertura Grupo Expressão, com direção de Tereza Petsold; Noite competitiva - Folclores, Danças Populares e Street Dance: Instituto de Dança Priscila Ferraz, Encanto Cigano, Academia Sheyla Fitness, Rraks Shark Grupo, Núcleo de Arte e Dança Rejane Fatá, Grupo Jáguas, Projeto Artístico Força in Dança, Projeto Etrês, Recicle e Dance, Studio de Dança Simone Rocha, Grupo Meriti Urbano, Cia Ecléticos, Escorpiões de rua, DRM-Dança de Rua de Mesquita, JP Move - Jovens da Periferia, Grupo Soul in Rua, Academia Alledance, Cia de Dança Harmony, Dance Culture e Independent Street.
Dia 30 - 9h30 - Teatro Municipal Raul Cortez: Workshop de Hip Hop com Michell Baes; 11h - Teatro Municipal Raul Cortez:Workshop de dança moderna, Técnicas de Horton com Regina Sauer; 14h - Caxias Shopping (Rodovia Washington Luiz): Palco Aberto com apresentações não competitivas de grupos na praça de eventos; 19h - Teatro Municipal Raul Cortez: Encerramento, com apresentação dos vencedores e premiação.
O evento vai marcar o retorno aos palcos da Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias, criada na década passada e desativada em 2005. Ela foi a primeira montada pelo poder público em toda a Baixada Fluminense. “Embora tenha montado dois espetáculos e feito apresentações até mesmo fora do estado, ela nunca mais funcionou e seus membros se dispersaram”, disse Carlos Muttalla, diretor da Companhia e um dos organizadores do Festival. “A Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias está aberta a qualquer profissional que queira colaborar com o projeto, que inclui, a médio prazo, a criação de uma escola de dança gratuita para a preparação de profissionais na cidade”, avisa Muttalla. Os contatos com a companhia podem ser feitos através do telefone do Teatro Municipal Raul Cortez (2771-3062).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...