domingo, 3 de abril de 2011

"Dos Barões ao Extermínio" - sugestão de leitura


O livro "Dos Barões ao Extermínio: uma História da Violência da Baixada Fluminense" do professor José Cláudio de Souza Alves, fruto de sua tese de doutorado apresentada na USP,  foi publicado por nós da  APPH-CLIO a alguns anos atrás, com muito esforço.  O texto é de uma impressionante riqueza historiográfica que nos permite conhecer com muita clareza o processo de formação social de nossa região. Além disso a contundente denúncia política que carrega não pode deixar de ser conhecida por aqueles que desejam examinar a fundo as raízes das injustiças e desmandos que nos assolam e que impedem a nossa população de gozar os frutos de seu trabalho duro e de suas potencialidades humanas.
    Na época de sua primeira publicação uma pequena tiragem logo se esgotou e recentemente por ter sido incluído, muito justamente, na bibliografia do concurso realizado no município de Mesquita, uma nova tiragem foi produzida pelo autor. Alguns  exemplares remanescentes estão a venda na livraria ITATIAIA na UNIGRANRIO ( 2621-2808) e no Instituto Histórico em Duque de Caxias (2784-6947).
    Nós acreditamos e defendemos, nesses anos que atuamos, que analisar o rico processo histórico da Baixada Fluminense, consiste em examinar com profundidade e seriedade não só nossas virtudes e potencialidades mas também e principalmente, abordar  as graves questões que nossa população periférica enfrentou e ainda tem enfrentado. Nesse sentido, acreditamos que o texto do professor José Cláudio é uma indispensável contribuição para esse debate e entendimento de nossa recente história.




 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...