sexta-feira, 15 de abril de 2011

Casa da Cultura comemora 20 anos com show de Arlindo Cruz de graça

Show do Arlindo Cruz marca 20 anos da maior ONG da Baixada Fluminense

A cidade de São João de Meriti pode se orgulhar em sediar a ONG Casa da Cultura da Baixada em seu território. A organização completa 20 anos de muita prestação de serviço para a comunidade. A comemoração será realizada no dia 16 de abril com o Show do Arlindo Cruz. O evento acontece na Praça Três Poderes, em Vilar dos Teles. O espetáculo é apresentado pelo “Projeto Raízes da Cor – 100 anos da Revolta da Chibata”, com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Governo Federal.
alt
 - A Casa da Cultura tem grande destaque na luta pela igualdade racial. É muito emblemático a organização comemorar seus 20 anos com um show para difundir a história do herói negro, que viveu e morreu em Meriti – ressalta a superintendente municipal da Igualdade Racial, Leila Regina.

Longa estrada

Nesse tempo mais de cinqüenta mil pessoas foram beneficiadas. A instituição é referência em projetos sociais, culturais, artísticos e de garantia dos direitos da criança e do adolescente. São projetos como a padaria escola (com cursos práticos e teóricos), oficinas de teatro, balé, jazz, hip-hop, coral, dança afro, capoeira e street dance. Além das aulas de ginástica e informática (inclusão digital), da escolinha de futebol e das exibições de filmes com importantes temáticas no Cine Clube, o cinema digital.

- Nossa maior alegria é poder transformar a vida de milhares de pessoas na Baixada Fluminense. Continuaremos promovendo a cidadania do nosso povo, sempre através da cultura - afirma o presidente de honra da Casa da Cultura, Jorge Florêncio.

Criadora da incubadora de carnaval, a ONG faz capacitação na área de chapelaria, alegoria, adereços e estrutura com isopor e resina. Também há aulas de formação de mestre sala e porta-bandeira mirim. A organização fundou a GRES Independentes de São João de Meriti.

Revelação

A ONG descobriu e incentivou o talento de várias crianças e adolescentes. O sucesso mais emblemático foi o da ginasta Lorrane dos Santos. Ela chegou à instituição para fazer o curso de circo. Durante as aulas, o professor percebeu em seu biótipo e desenvoltura os ingredientes que fariam dela uma grande ginasta. Atualmente, a menina está brilhando na Seleção Brasileira Infantil de Ginástica Artística.

Prêmios

 A Casa da Cultura é ganhadora de prêmios como “Criança 2000” da Fundação Abrinq, “Itaú-Unicef”, em 2001, “Top Social” da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, em 2005, e, o “Prêmio Asas” do Ministério da Cultura, em 2010.

Em 2002, também em reconhecimento de todo o trabalho, através da ONG Actionaid Brasil, a organização recebeu a visita do Príncipe Charles da Inglaterra, pela importância do trabalho com crianças no Rio de Janeiro.
 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...