terça-feira, 19 de abril de 2011

Homenagem ao índio em Mesquita

A Secretaria de Educação de Mesquita está realizando, em abril, uma série de atividades em comemoração aos povos indígenas. No dia 19, Dia do Índio, às 9h, haverá uma apresentação da Tribo Guarani, que vive na Aldeia Sapukaí, em Angra dos Reis.
tribos indgenas
tribos indgenas1
tribos indgenas2
O evento do dia 19, realizado em parceria com a Coordenadoria de Gestão Participativa, acontecerá na Sala de Cinema Zelito Viana, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro, sede da Prefeitura e faz parte da programação desenvolvida pela SEMED em homenagem aos índios. Os organizadores solicitam aos convidados que cada um traga 1 kg de alimento não-perecível, que será doado aos índios da Aldeia Sapukaí.
Neste mês ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena em todo o País. Em Mesquita, nos dias 12, 13 e 14 de abril, o Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Paulo Freire recebeu os índios de etnia Fulni-ô, para apresentação de dança, exposição e venda de artesanatos e uma conversa sobre costumes e cultura. A palavra Fulni-ô significa povo que vive às margens do rio, essa Tribo vive na cidade de Águas Claras, em Pernambuco. A Escola Paulo Freire, está comemorando neste mês cinco anos de existência.
No dia 25 de abril, a Tribo Fulni-ô se apresentará na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, localizada na Rua Voltaire, s/nº, Banco de Areia. O espetáculo folclórico terá dois horários, às 9h e às 14h.
A Secretária Municipal de Educação, Profª. Maria Fátima de Souza, disse que "a escola tem essa missão: fazer a criança entender que a riqueza do povo é a sua diversidade, as diversas etnias, línguas e costumes. Nós estamos muitos contentes com esta celebração e eu, particularmente, estou muito emocionada com esta experiência.”
No dia 25 de abril, a Tribo Fulni-ô se apresentará na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, localizada na Rua Voltaire, s/nº, Banco de Areia. O espetáculo folclórico será exibido em dois horários, às 9h e às 14h.
Finalizando as comemorações em homenagem aos povos indígenas, está agendado para 30 de abril, um passeio ao Museu do Índio, na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, com os alunos das escolas municipais Genair Ramos Gabriel e Machado de Assis, dentro das atividades do Programa Escola Aberta.

2 comentários:

CEMEI PAULO FREIRE disse...

Valeu André!! agradeço por ter noticiado nosso Evento!!
Abs, Blog do Cemei Paulo Freire

Anônimo disse...

bom dia poderia verificar com gentileza que ano passado fiz um curso de pedreiro com o p natalicil termonei o curso em outubro fazia a noite o problema que ate hoje nao fui ver se me formei ou nao eu moro bem longe 5 meses atras me comuniquei mandaram eu ir pessoalmente so que e meio dificil estou muito ocupado meu nome e fernando reis oliveira email fernando-reisoliveira@hotmail.com obrigado

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...