terça-feira, 3 de maio de 2011

Lançamento do Cartão Postal de Itaguaí e Edital do PRÊMIO BAIXADA 2011

Itaguaí comemorou em grande estilo o 30 de Abril,  Dia da Baixada Fluminense, nesta sexta-feira (29/04), no Teatro Municipal do município.
O auditório, com as presenças de alunos e professores da rede municipal de ensino, staff da Secretaria de Educação e Cultura, comunidade cultural,  diretoria do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, bem como a população da cidade,  aguardavam ansiosamente pela programação que prometia agradáveis surpresas.
Finalmente, às 15h, deu-se início, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Itaguaí, sob a regência do Maestro Davi Fernandes; a mesa de autoridades foi composta pelo Secretario de Indústria, Turismo e Esportes  o Secretário, Sr. Alexandre Valle Cardoso, representando o Prefeito Carlos Bussato Júnior, o Charlinho; pela Secretária de Educação e Cultura, a Sra. Laudinnice Gualter Brito; e pelo Presidente do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, Sr. Carlos Cahé.
Após a formação da mesa, o hino Nacional foi belamente interpretado pela  professora Gilvana, acompanhada ao piano pelo professor Waninho; ambos professores da Escola Municipal de Música Chiquinha Gonzaga do município.


Em seu discurso, o Secretário de Indústria, Turismo e Esportes o Sr. Alexandre Valle Cardoso, falou da urgência no fortalecimento do intercâmbio entre os municípios da Baixada Fluminense, no sentido de anular o estigma de violência e pobreza, visto a comprovação do franco desenvolvimento dessa região em vários setores. Já a  Secretária de Educação e Cultura; Sra. Laudinnice Gualter Brito, enfatizou que a "Cultura não atrai grandes multidões, mas que as pequenas ações são imprescindíveis para transformação e engrandecimento da sociedade". O Presidente do Fórum Cultural da Baixada Fluminense (FCBF) Carlos Cahé, pontuou a relevância da decisão do município de Itaguaí em compactuar com a corrente de enaltecimento dos valores culturais da região, antevendo uma longa e primorosa parceria para realização de grandes projetos.
Em seguida, oficialmente foi lançado o X Edital do Prêmio Baixada, que contou com a apresentação do lindo poema  "Baixada Fluminense" do Mesquitense João Prado, por  Claudina Oliveira, Coordenadora de Cultura do Fórum Cultural da Baixada Fluminense. 

O vice presidente do  Fórum Cultural da Baixada Fluminense, Sérgio Vasgestian, apresentou  um momento muito esperado: o lançamento da segunda edição do projeto "Baixada em Postais - Itaguaí", com textos produzidos pela Casa de Cultura, e belíssimas imagens da 'Serra da Calçada, 'Casa da Cultura', 'Prefeitura Municipal' e 'Calçadão de Coroa Grande', realizadas pelo Departamenro de Marketing da Secretaria de Educação e Cultura de Itaguaí.

No encerramento, a Orquestra Sinfônica apresentou um eclético e alegre repertório de músicas populares, fazendo muitos se mexerem para dançar. Um delicioso coquetel foi servido ao público que se confraternizou alegremente sob a lona montada no pátio das dependências do teatro.


Lembramos que o formulário de pré-inscrição para participar da X Edição do Prêmio Baixada já se encontra disponível no seguinte link: www.forumculturalbfluminense.org.br/premiobixada.html.

Coordenadora de Cultura do Fórum Cultural da Baixada, Claudina Oliveira; Secretária de Educação
e Cultura de Itaguai, Laudinnice Gualter Brito
; Presidente do Fórum Cultural da Baixada, Carlos Cahé;
Simone Chaves, Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação e Cultura; e Sra. Maria das Graças da Rocha Costa.


O edital do Prêmio Baixada 2011 já se encontra disponível no site: www.forumculturalbfluminense.org.br
FOTOS: Reginaldo Oliveira

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...