segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ciclovias para Caxias

Todas as grandes cidades do mundo vem nos dias de hoje procurando formas de reduzir as emissões de carbono, aliados a mobilidade urbana e a saúde da população. Uma das iniciativas são a construção de ciclovias e o estímulo ao uso de bicicletas.
Na cidade de Duque de Caxias, embora o transporte seja usado por uma boa parcela da população, ela não recebe nenhum incentivo ao seu uso.
Não vejo a muito tempo nenhum projeto de construção de ciclovias, o que se vê na realidade são usuários do transporte disputando o espaço com carros e motos, arriscando suas vidas  muitas das vezes.
Outro ponto é a construção de bicicletários públicos para que as pessoas possam guardar as bicicletas com segurança enquanto realizam suas atividades. Sei de relatos inclusive que agentas públicos de Duque de Caxias estavam apreendendo bicicletas que estavam estacionadas na cidade, um verdadeiro absurdo.
Precisamos urgentemente ter uma política de mobilidade séria na cidade, o trânsito de Duque de Caxias, fica cada vez mais caótico e não vemos nenhum projeto que venha a resolver essa demanda.
Outro ponto é a ação pessoal de cada um de nós, não vejo a muito tempo comercial de bicicletas na televisão, ao contrário de carros e motos que invadem a tela. Os  nossos filhos pedem  de presente videogames, computadores e celulares . Precisamos estimular velhos hábitos e mudar o padrão de consumo de nossa sociedade antes que seja tarde.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...