quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Duque de Caxias ganha Centro de Referência de Combate à Homofobia

Shirley Costa e Silva

Duque de Caxias ganha Centro de Referência de Combate à Homofobia
A comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais do município de Duque de Caxias conta agora com um Centro de Referência de Combate à Homofobia e Promoção da Cidadania LGBT (CR LGBT). A unidade, inaugurada na noite desta terça-feira (16/08), funcionará de segunda à sexta, das 9h às 18h, na parte superior do Restaurante Cidadão, localizado na rua Frei Fidélis, s/n – Centro.

Os Centros de Referência de Cidadania LGBT são equipamentos estaduais e integram o Programa Estadual Rio sem Homofobia. As unidades contam com profissionais de diferentes especialidades, que prestam atendimento gratuito à comunidade LGBT, como advogados, psicólogos e assistentes sociais. Os serviços vão de acolhimento, encaminhamento e esclarecimento de dúvidas até o monitoramento de políticas e demandas dessa comunidade.

Para a coordenadora do Centro de Referência, Sharlene Rosa, a unidade de Caxias é uma conquista para a comunidade LGBT na Baixada Fluminense: “Este Centro é muito importante para nós, porque a Baixada é uma das regiões que mais sofrem com a homofobia”, disse ela.

De acordo com relatório do programa Rio sem Homofobia, a Baixada Fluminense só perde para a capital no número de casos registrados de violência contra homossexuais.

Duque de Caxias foi o terceiro município fluminense e o primeiro da Baixada a ganhar um Centro de Referência da Cidadania LGBT. O CR LGBT – Baixada I tem como patrono in memoriam Joazinho da Goméa, o primeiro pai de santo assumidamente gay da Baixada Fluminense.

Estiveram presentes na inauguração o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, e o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, além de diversas autoridades locais. O apresentador David Brasil, a modelo Viviane Araújo e a atriz Leandra Leal também prestigiaram o evento.

Fonte: www.baixadafacil.com.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...