quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Laboratório de práticas historiográficas no Cederj Caxias



O Polo do Cederj de Duque de Caxias promove no próximo sábado, a palestra "Arqueologia: Ditos sobre homens e mulheres infames do pós-abolição carioca". Com a palestrante Marina Vieira de Carvalho.
A proposta é analisar os trabalhadores informais do Rio de Janeiro do pós-abolição. Ao escolher como tema essas personagens me deparo com a impossibilidade de rever suas vidas “em si mesmas, tal como seriam – em estado livre”(FOUCAULT, 1992: 99). Por serem homens e mulheres infames os documentos que encontrei nos arquivos jurídicos e imagéticos não são produzidos por eles próprios. Então como encontrá-las? A partir de qual método uma historiadora pode reinscrever suas singulares vidas? A apresentação traçará os caminhos metodológicos percorridos para resolver tal problemática.
O evento começa as 15h, a entrada é franca e o Cederj Duque de Caxias, fica na Rua Marechel Floriano, 555 na 25 de Agosto.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...