segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Incêndio em Duque de Caxias

Ontem fui na casa da minha família no Parque Fluminense. Na ida por volta das 14h vi um foco de incêndio no terreno que fica em frente a Reduc, o local que fica as margens da Rodovia Washington Luiz, apresenta constantes incêndios, seja pela vegetação seca ou pela  ação humana, principalmente de pessoas que invadem o terreno para a construção de moradias incentivadas por aproveitadores.
É nítido verificar o aumento das casas, desde o bairro São Bento nas proximidades do Rio Sarapuí, quase fazendo um cinturão de miséria, pois o local não apresenta as mínimas condições dignas de vida para as pessoas. É evidente a omissão do poder público em relação ao assunto, que não regula a questão fundiária proibindo essas ocupações.
Para meu espanto quando estava retornando para o Centro de Caxias, vi uma imensa nuvem preta e cinzas que chegavam até a região do Parque Fluminense. Na altura da Presidente Kennedy já se via as labaredas indo em direção bem próxima as casas do São Bento e dos bairros da Vila Rosário.
Não sei o que aconteceu, infelizmente essas coisas não aparecem nos jornais. No momento em que  estava passando não vi nenhuma movimentação por parte dos bombeiros nem da defesa civil.
Uma coisa eu tenho certeza: do momento que vi o primeiro foco até as chamas chegarem perto das casas se passaram mais três horas, tempo suficiente para as autoridades tomarem alguma providência.
Espero que nada de mais grave tenha ocorrido e também espero que o evento não tenha sido causado por grileiros para invadirem mais o terreno.

Um comentário:

Tinho disse...

Pois, meu amigo, aquela região é um alagado pantaneiro que pertence à União. Porém, desde os anos 80 vem sendo ocupada irregularmente por famílias que alí moram sem o mínimo necessário para serem consideradas seres humanos. Hoje há alí um conglomerado de favelas onde o tráfico floresce, o crack já domina a população... esse pedaço do município não está no mapa de nenhuma esfera do Poder Público, que lá não entra de forma alguma. E, pasmem: isso tudo acontece há menos de 5km dos Centros de Duque de Caxias - a 5ª cidade mais rica do Pais - seja o centro comercial ou administrativo. Como pode uma área tão miserável como aquela, tão extensa que já ocupa o tamanho de dezenas de maracanãs, ficar invisível por tanto tempo? Parabéns pela denúncia em seu Blog. Se a imprensa em geral não fala nada, ao menos os autônomos como você estão registrando em suas páginas esta VERGONHA SOCIAL que Duque de Caxias abriga em seu seio. Naquela região, pode-se afirmar com toda segurança, é onde encontra-se o PIOR IDH DA BAIXADA há muitos anos.

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...