quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Teatro Armando Mello é reinaugurado em Duque de Caxias

 Inaugurado na década de 60 pela Prefeitura e localizado no Shopping Center de Duque de Caxias, o Teatro Municipal Armando Mello-TEMAM, vai ganhar uma escola de artes cênicas. O anúncio foi feito pelo Secretário de Cultura e Turismo da cidade, Gutemberg Cardoso, durante solenidade de reinauguração de suas instalações, na manhã do último dia 2. Para batizar a escola, foi escolhido o nome do ator e folclorista Edgar de Souza, um dos mais importantes militantes culturais e incentivador das artes no município e que faleceu em maio. Presentes à cerimônia, familiares do artista se emocionaram durante a homenagem.

O Teatro foi completamente reformado. Além de 80 novas poltronas, ganhou nova iluminação cênica, pintura geral externa e interna e novo piso, bem como recuperação de toda a rede elétrica e hidráulica. O TEMAM também vai abrigar novos projetos, como o “Som das Quartas”, “Teatro as Quintas”, "Música ao Meio Dia” e “Sextas Musicais”, além de cursos de iniciação teatral para crianças e adultos, sem cobrança de taxas.

O Teatro Municipal Armando Mello surgiu a partir de reivindicação da classe artística local durante a década de 60. Foi de seu palco que decolou para conquistar um Prêmio Molière, da Air France, em 1977, o Grupo TAL-Teatro de Abertura Lúdica, com a peça “Sacos & Canudos’, de Davi de Oliveira. Até hoje, foi o único grupo em toda a Baixada Fluminense que conquistou o cobiçado prêmio internacional. Esta é a segunda reforma pelo qual passa o importante espaço cênico da Baixada.


Os cantores e compositores Canthídio e Chiquinho Maciel fizeram apresentação


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...