quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Duque de Caxias homenageia Ferreira Gullar


Duque de Caxias homenageia Ferreira Gullar pelos seus 81 anos

Baixada Fácil

Duque de Caxias homenageia Ferreira Gullar pelos seus 81 anos
A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias e a Biblioteca Pública Ferreira Gullar, de Xerém, vão promover um sarau de poesia infantil nesta quinta-feira (15/09), em homenagem aos 81 anos do poeta maranhense que dá nome a biblioteca. O evento, com início às 9h, ocorrerá na Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), na Alameda Santa Alice, 310, Xerém. O espaço tem capacidade para 150 pessoas e os convites devem ser retirados antecipadamente na biblioteca, localizada na Praça Engenheiro Leão de Moura s/nº, Vila Operária, Xerém. A biblioteca presta esta homenagem ao poeta todos os anos, em uma iniciativa do poder público e da comunidade. A cerimônia contará com a presença do Secretário de Cultura e Turismo, professor Gutemberg Cardoso.

Na programação do evento haverá a participação de alunos da Escola Municipal Santo Izidro e da Trupe Teatro, formada por alunos do Centro Cultural Casa do Caminho, além de crianças da creche CAIC-Xerém. Cada um destes grupos encenará a sua versão para o texto “Um gato chamado gatinho”, de Gullar. A homenagem contará ainda com apresentações musicais de Canthídio, José Cláudio Alexandre, Roberto Ferreira e Leilane.

Ferreira Gullar, batizado José Ribamar Ferreira, é maranhense de São Luís, onde nasceu em 10 de setembro de 1930. Um dos fundadores do neoconcretismo, ele é poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta. Ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior e foi indicado por professores dos Estados Unidos, do Brasil e de Portugal para o Prêmio Nobel de Literatura em 2002. Um de seus trabalhos, “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, que ganhou um Molière em 1966, é considerado uma obra prima do teatro moderno brasileiro. Em outubro do ano passado, foi contemplado com o título de Doutor Honoris Causa, na Faculdade de Letras da UFRJ.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...