Para quem quer se qualificar para buscar um emprego, esta é a última chance de 2011 para se inscrever nos cursos gratuitos profissionalizantes e de qualificação da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A partir desta sexta-feira, 9, estão abertas as inscrições para 4.532 vagas em cursos oferecidos pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) da Baixada Fluminense.
As vagas estão divididas por diversos municípios da Baixada e em áreas diferentes. Há opções de cursos profissionalizantes automotivos, de construção civil, em informática e em moda e beleza. Boas oportunidades para montar seu próprio negócio ou conseguir um emprego. Na área de construção civil, por exemplo, um convênio entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Sinduscon ajuda a selecionar profissionais para o mercado de trabalho.
- Os cursos oferecidos pela Faetec regionalizam a mão de obra e formam profissionais em todas as regiões. Além dos jovens, os cursos podem ser feitos por pessoas que já trabalham e querem se qualificar ainda mais para encarar os desafios e o bom momento que o Rio de Janeiro está vivendo. O Estado é líder na atração de investimentos e estamos oferecendo para as empresas um trabalhador qualificado - diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
Como se inscrever
As inscrições vão até o dia 25 de setembro e só poderão ser feitas pela internet, no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). Para isso, basta acessar o link "Cursos Profissionalizantes - FIC / Inscrições Online". Na página, os interessados encontrarão todas as informações necessárias para fazer a inscrição. Quem não tiver acesso à internet pode procurar a própria unidade dos CVTs e Ceteps em que deseja cursar ou a unidade da Faetec Digital mais próxima da sua casa para realizar a inscrição. Monitores e funcionários auxiliarão no processo de inscrição.
O sorteio das vagas, aberto ao público, ocorrerá no dia 26 de setembro. A listagem será divulgada no site da Faetec no mesmo dia. A matrícula será realizada de 27 de setembro a 21 de outubro, mas de maneira diferente. Agora, os candidatos sorteados terão quatro dias para efetivarem a matrícula. Quem for chamado e não se matricular neste período perderá a vaga, e a Faetec chamará outros candidatos sorteados da lista da espera, que também terão quatro dias para fazer a matrícula. Esse processo se repetirá até que todas as vagas sejam preenchidas.
Para se matricular, os candidatos contemplados no sorteio devem comparecer à unidade escolhida para cursar levando os originais do documento de identidade, do CPF e os comprovantes de residência e escolaridade. Isso porque, para alguns cursos, as vagas são para quem tem a partir dos 16 anos e está no Ensino Fundamental. Os requisitos de idade e escolaridade mínima variam de acordo com o curso.
O início das aulas será dia 17 de outubro. Alunos matriculados em cidades que possuem o sistema de bilhetagem eletrônica vão receber o Rio Card para o pagamento das passagens do trajeto de suas residências até a unidade da Faetec.
A página da Faetec na internet (www.faetec.rj.gov.br) tem informações sobre todos os cursos profissionalizantes oferecidos em todo o Estado do Rio de Janeiro e em quais unidades os candidatos poderão cursá-los. Outras informações também podem ser obtidas pelos telefones (21) 2332-4085 e (21) 2332-4083.
Melhorar a formação
Os CVTs são uma nova geração de escolas profissionalizantes. Oferecem cursos seguindo a vocação econômica de cada região, o que aumenta a empregabilidade do aluno, que sai capacitado para trabalhar em segmentos com demanda no mercado. Ao todo, existem dez unidades na Baixada Fluminense. Já os Ceteps, com 11 unidades na região, respondem pela maior oferta de vagas da Rede Faetec.
Veja as unidades que oferecem ensino profissionalizante na Baixada Fluminense
CVT Parque São José (Belford Roxo) - 250 vagas
CVT Parque São José (Belford Roxo) - 250 vagas
Cursos: Lanternagem Automotiva, Eletromecânica de Autos, Pintura Automotiva, Injeção Eletrônica e GNV, Sonorização Automotiva, Básico em Mecânica Diesel
CVT Mesquita - 273 vagas
Cursos: Armador, Bombeiro Hidráulico, Eletricista Predial, Ladrilheiro, Pedreiro, Informática Inicial
CVT Olavo Bilac - 90 vagas
Curso: Noções Básicas de Modelagem
CVT Parque Muísa - 782 vagas
Cursos: Apontador de Obras, Armador, AutoCad, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro de Formas, Eletricista Predial, Ladrilheiro, Pedreiro, Pintor, Informática Inicial
CVT Queimados - 375 vagas
Cursos: Apontador de Obras, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro de Formas, Eletricista Predial, Ladrilheiro, Pedreiro, Pintura
CVT Santa Cruz da Serra – 346 vagas
Cursos: Bombeiro Hidráulico, Eletricista Industrial, Eletricista Predial, Informática Inicial, Instalação e Manutenção de Sistemas Hidráulicos, Instalação e Manutenção de Sistemas Pneumáticos
Cetep Xerém (Caxias) - 341 vagas
Cursos: Access, Cabeleireiro, Computação Gráfica, Digitação, Internet - Criação de Home Page, Linux, Programação Visual
Cetep Guapimirim - 199 vagas
Curos: Digitação, Montagem e Manutenção de Micros, Redes e Cabeamento
Cetep Japeri - 180 vagas
Cursos: Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Montagem e Manutenção de Micros, Operador de Telemarketing
Cetep Parque Caçula (Magé) - 615 vagas
Cursos: Access, Computação Gráfica, Instalador de Linhas Aéres (IRLA) e Cabista, Linux, Montagem e Manutenção de Micros, Operador de Telemarketing, Propaganda e Marketing, Técnicas de Venda, Web Design
Cetep Nilópolis - 817 vagas
Cursos: Access, Computação Gráfica, Internet, Montagem e Manutenção de Micros, Redes e Cabeamento
Cetep Paracambi - 234 vagas
Cursos: Access, AutoCad 3D, Montagem e Manutenção de Micros, Programação Visual, Redes e Cabeamento
Cetep Vilar dos Teles - 30 vagas
Curso: Montagem e Manutenção de Micros
Alexandre Cardoso explicou aos alunos que parte dos equipamentos do CVT
não existem em nenhuma Escola Técnica do Brasil, só em universidades e órgãos militares
Nenhum comentário:
Postar um comentário