terça-feira, 6 de setembro de 2011

Faetec oferece 14 mil vagas em cursos gratuitos



Por: Danielle MoitasJaílza Oliveira fez o curso de bordado da Faetec e montou a própria cooperativaFoto: Divulgação
Jaílza Oliveira, estuda bordado no CVT do Olavo Bilac
A vida de Jaílza Oliveira, de 45 anos, foi dedicada a cuidar da casa e do filho. Até pouco mais de um ano, quando ficou sabendo do curso de bordadeira da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). Sem nunca ter mexido com tecidos, agulhas e linhas, ela se aventurou. Aprendeu do zero, montou uma cooperativa com outras três alunas e hoje em dia vive da venda de blusas, vestidos e bolsas. Quem se inspirar na história de Jaílza pode se inscrever para uma das 14.333 vagas em cursos profissionalizantes que a Faetec vai abrir a partir de sexta-feira (veja alguns no quadro abaixo).
— Aprendi tudo o que sei no curso. Vendemos nossas peças para outras lojas, para amigos e conhecidos e também participamos do Caxias Fashion — diz a bordadeira.
Essa é a última oportunidade para se inscrever para os cursos gratuitos esse ano. O próximo ciclo de vagas só será aberto no início de 2012. As opções oferecidas são de formação mais rápida, com duração de 45 a 60 dias, dependendo da especialidade.
Segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, a formação mais curta é ideal para atender a alta demanda do mercado e dos alunos:
— Temos casos de pessoas que não concluem os cursos de formação porque conseguem um emprego no meio do caminho. Mas é importante que os alunos tenham o certificado.
As aulas aconteceram nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) e nos Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep).
Sorteio
As inscrições para os cursos ficarão abertas até o dia 25 de setembro e devem ser feitas pelo site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). Os interessados em concorrer devem clicar no link “Cursos Profissionalizantes - FIC / Inscrições Online”.
Os alunos serão selecionados por meio de um sorteio, aberto ao público, nas unidades, no dia 26 de setembro. A listagem será divulgada na página eletrônica da Faetec no mesmo dia. A matrícula dos contemplados deverá ser feita entre os dias 27 de setembro e 21 de outubro.
Para se matricular, é preciso comparecer à unidade escolhida para estudar levando originais e cópias do documento de identidade, do CPF e dos comprovantes de residência e escolaridade.
O início das aulas está marcado para o dia 17 de outubro. Todos os novos estudantes terão direito ao RioCard, que será entregue na escola, na primeira semana de aulas.
Fonte: extraonline.com.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...