quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os desfiles de 25 de Agosto em Duque de Caxias

Hoje é comemorado o dia do soldado, nessa data nasceu o patrono do exército brasileiro Luís Alves de Lima e Silva, no bairro da Taquara em nossa cidade, que em homenagem levou o seu nome.
Uma das coisas que me lembro quando era adolescente era dos desfiles que aconteciam todos os anos na Avenida Presidente Kennedy, onde as escolas se preparavam durante todo o ano para esse dia especial.
O ponto alto do evento era a disputa que envolvia as bandas dos colégios Coca ( Casemiro de Abreu) e Cesj ( São José). Na maioria das disputas a Banda Furiosa do Coca vencia a disputa, mas a expectativa de todo o público era de ver as duas fanfarras passarem.
Nos anos 90 essa prática das escolas foram ao poucos sendo desestimuladas e o desfile foi perdendo sua graça, uma pena pois muitos jovens começaram suas carreiras musicais nessa primeira experiência nas escolas. Aos poucos essa prática vem voltando em algumas instituições.
Atualmente presido a Lira de Ouro que desfilava também na cidade, aos poucos estamos retomando as atividades da instituição para que ela possa ser um celeiro para a garotada interessada nos primeiros passos da música.
Aos poucos estamos resgatando a história da Lira de Ouro, com os antigos membros da instituição. Na foto abaixo a banda desfila no centro da cidade.



2 comentários:

Anônimo disse...

preciso de fotos desfile civico do colegio istituto castro alves de jardim primavera no ano 1981. vc tem,eu tocava na bamda.por favor .obrigado eu moro em minas gerais ,a mais de 30 anos .tenho muitas saldades.l.fernandocruz@yahoo.com.br

naruto disse...

eu desfilei na lira de ouro 2 vezes ,no tempo do dr°joão ,nilo ,mangueira ,wilton nilo botelho ,americo ,osvaldo entre outros foi muito bom

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...